Ciências Humanas

Memoirs, sociabilities and sensibilities in the urban space
Bases

Ultimas formações
2011 - 2013     Pós-Doutor(a), Universidade Estadual de Campinas
Atividades de Pesquisa

I have developed research linked to the subjects of relationships among modernity, urban culture, memoirs and sensibilities, and I have also been working on subjects related to history teaching. Benjamin, Simmel, Sennett, Thompson, and Gay are the main reference authors. The city of Campinas, São Paulo state, in diferent moments of twentieth century, has been the main locus of a research aiming to apprehend how more global cultural tendencies are expressed through local specificities. Oral testimonials, photographic images, newspapers, magazines, and several textual documents have comprised the research sources used. I have been working on forms of sociability and sensibility of a certain period –the 1950s and 1960s – marked by a temporality articulated with the most

Palavras-chave
modernity, urban culture, sociabilities, sensibilities, memoirs
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestre em Ciência Política e doutora em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela mesma universidade. Desenvolveu projeto de pós-doutorado (2011-2013) sobre as relações entre memórias, cidade e sensibilidades no Centro de Memória-Unicamp (CMU), sob supervisão da profa. dra. Maria Carolina Bovério Galzerani. Atualmente, é pesquisadora do Centro de Memória-Unicamp e coordena o grupo de pesquisa credenciado pelo CNPq, 'Kairós: Educação das Sensibilidades, História e Memória', sediado no Centro de Memória. Também é integrante do grupo de pesquisa 'Rastros: História, Memória e Educação', sediado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da Universidade São Francisco (USF).. Desde o doutorado, desenvolve pesquisas ligadas às questões das relações entre modernidade, cultura urbana, memória e sensibilidades, como também tem trabalhado com questões relativas ao ensino de história. No campo da educação, em especial, na área do ensino de História, trabalhou com a formação de professores e coordenou atividades e projetos de ensino.De 1988 a junho de 2015, coordenou a área de História do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio na Escola Comunitária de Campinas, como também Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.
Idiomas
Francês Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Espanhol Compreende Bem , Fala Pouco , Lê Bem , Escreve Pouco
Inglês Compreende Razoavelmente , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Estatísticas FAPESP